Crédito: Acervo/ Fifa

Brasil conquistava seu primeiro Mundial de Futsal em 1989 e já contava com um ‘Neimar’ em quadra

Com informações da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS)

Em setembro o Brasil inicia a caminhada em busca do oitavo título mundial de futsal – o sexto com a competição sendo realizada pela Fifa. E essa dinastia da Seleção Brasileira nos torneios mundiais começou em 1989, quando a Fifa realizou a primeira Copa do Mundo, que teve a Holanda como sede. O curioso nessa história é que no elenco da seleção um jogador já levava o nome de um grande craque do futebol brasileiro na atualidade, Neimar.

A diferença é que o seu nome levava a letra I, e o do astro do Barcelona se escreve com Y.  Se alguém viu o ‘Nei’ das quadras jogar pode fazer comparações com o do campo, se é que elas existem.  Bem, voltando a falar do título de 89…

…Os brasileiros chegavam ao Mundial com dois títulos no currículo conquistados na época da Fifusa. Porém, em quadra, o início contou com um susto: estreia contra a Hungria e derrota por 3 a 2 (Toca e Atila marcaram para a Seleção).

Veja também – Convocados para o Mundial da Colômbia

A recuperação não demorou, veio na rodada seguinte. Em duelo contra a Arábia Saudita, goleda por 8 a 0 para lavar a alma dos brasileiros. Os gols foram marcados por Raul, Toca (2x), Gilson, Benatti (2x), Atila e Neimar.

Fechando a primeira fase os brasileiros enfrentaram a Espanha, em confronto que tomou ares de grande rivalidade ao longo dos anos. Mais uma vitória do Brasil, desta vez por 4 a 1, com Raul, Benatti e Marquinhos balançando as redes.

Segunda fase

Naquela época o sistema de disputa foi diferenciado. Após os primeiros confrontos, as equipes se classificaram para formar um novo grupo. Os brasileiros caíram na chave com Argentina, Paraguai e Estados Unidos.

No primeiro confronto da nova fase, a Seleção Brasileira encarou o Paraguai e venceu com tranquilidade: 5 a 1 no placar.

Depois foi a vez da Argentina sofrer com os brasileiros em ação. Vitória sobre nossos hermanos por 6 a 3.

Fechando esta segunda fase de Grupos, os americanos surpreenderam, venceram os brasileiros por 5 a 3 e garantiram vaga na semifinal com a melhor classificação na chave – seguido de Brasil.

Semifinal e final

No confronto eliminatório que iria decidir quem avançava, a Seleção Brasileira encarou a Bélgica. Em quadra, um empate emocionante em 3 a 3, que levou o jogo a ser decidido nos pênaltis. Melhor para os brasileiros, que saíram com a vitória após a disputa.

Na outra semifinal, os Estados Unidos caíram para os donos da casa. A Holanda desbancou a surpreendente seleção americana e garantiu vaga na disputa pelo primeiro título de Copa do Mundo organizada pela FIFA.

Na decisão pelo título, o Brasil levou a melhor com dois belos gols, um de Benatti e outro de Raul, que garantiram o triunfo por 2 a 1 na partida.

Seleção Brasileira

1 – Silvio Sergio Astor G. Machado (Lula)

2 – João Ricardo P. Sampaio (Cadinho)

3 – Dirveu Ventura Teixeira (Dirceu)

4 – Gilson M. Moreira (Gilson)

5 – Marcos da Silva Simpson (Marquinhos)

6 – Sergio Benatti Pasculi de Curci (Benatti)

7 – Atila Storni (Atila)

8 – Raul de Cerqueira de Rezende (Raul)

9 – Carlos Octavio C. Dos Santos (Toca)

10 – Carlos Alberto da Cunha (Carlos Alberto)

11 – Neimar Jose Valadares de Castro (Neimar)

12 – Sergio Luiz Coelho Pinto (Serginho)

13 – Adilio de Oliveira Gonçalves (Adilio)

 

Compartilhe:
Matheus Silva

Jornalista com vasta experiência em coberturas esportivas, apaixonado por Futsal e atualmente Editor do Info Futsal.