Santa Cruz caiu na primeira fase Créditos - Divulgação

Jogadores desistem, Santa leva W.O e sai do PE Adulto de forma melancólica

A última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano Adulto de Futsal, disputada neste final de semana, foi marcada por um triste acontecimento envolvendo o clube mais tradicional da modalidade na categoria. O Santa Cruz Futebol Clube, único a disputar todas as 55 edições do certame, foi eliminado ainda na primeira fase de forma vexatória tomando um W.O no Grupo C.

ENTENDA

A situação do Grupo C na rodada final era a seguinte: o ABC de Paulista já estava classificado e restava apenas uma vaga para ser preenchida por João Alfredo ou Santa Cruz. A equipe do Agreste ocupava a vice-liderança com oito pontos e se vencesse o Atlético Goiana avançaria de fase e o Santa daria adeus. Como João Alfredo jogou na sexta-feira (6) e ganhou a partida, o Santa iria apenas cumprir tabela no sábado, em Paulista, contra o ABC. Os jogadores do time coral resolveram não ir para o jogo e a diretoria teve que se virar para evitar o W.O.

O coordenador do futsal adulto do Santa Cruz, Flávio Santos, disse ao site Paulista Atualizado, que tentou levar a equipe sub-17 para o jogo, mas como os meninos haviam jogado contra o Pombos Futsal pelo  Estadual em sua categoria, ficaram impossibilitados de cumprir outro jogo logo em seguida.

Em entrevista ao Info Futsal PE Flávio criticou o elenco coral e disse que a diretoria não concordou com a decisão dos atletas. Logo após o jogo (que não aconteceu) todos foram desligados do Santa Cruz. “Eu como responsável do futsal do clube honrei o compromisso com eles mas infelizmente não fizeram o mesmo com o Santa Cruz. Todos já foram desligados do clube”.

CUMPRIR A ÚLTIMA RODADA

Mesmo sabendo que poderia jogar já eliminado contra o ABC em Paulista o elenco do Santa se comprometeu cumprir a última rodada. A equipe tinha alguns desfalques por conta de lesão mas o número de atletas à disposição era suficiente. No sábado (7), dia do jogo,  boa parte do elenco confirmou presença, entre eles o ala Matheus Félix.

Ao Info Futsal ele se defendeu afirmando que não concordou em abrir mão da partida: “No dia do jogo a lista tinha sete jogadores confirmados. Eu fui ao Arruda mas como não tínhamos uma quantidade suficiente decidimos não ir para Paulista”. A informação foi confirmada pelo técnico Franklin Silva, que acrescentou. Veja a continuação deste tópico aqui – A verdadeira história do W.O do Santa

O QUE DISSE O ABC?

A vitória por W.O levou o ABC aos 15 pontos e a liderança isolada do Grupo C mas não foi comemorada pela diretoria. Todos estavam bastante chateados com a situação e queriam mesmo é ter conquistado os três pontos vencendo o Santa em quadra. O diretor de futsal do ABC, Julierme Soriano, lamentou o ocorrido e espera que não aconteçam mais incidentes desta forma pois atrapalha o crescimento do futsal no Estado.

“O Santa não deveria estar passando por isso, é ruim para o futsal em Pernambuco e para o clube. De nossa parte ficamos triste por nossa torcida, corpo de atletas e comissão técnica que de certa forma se prepararam para este desafio, tanto dentro como fora de quadra. Toda a nossa logística acabou sendo em vão devido a essa fatídica atitude”.

A FPFS

Procuramos o presidente da Federação Pernambucana de Futsal (FPFS), Luiz Cláudio de Carvalho, e fizemos a seguinte pergunta – Se a rodada final do Grupo C tivesse acontecido de forma simultânea não seria melhor para todos? A explicação do presidente foi que a rodada final já havia sido marcada com João Alfredo jogando na sexta-feira e o Santa no sábado.

Luiz Cláudio disse ainda que mesmo valendo classificação ou não o Santa deveria cumprir o seu jogo.  “O que não pode haver na última rodada é adiamento de algum jogo. Mas antecipação nada impede, e a partida João Alfredo x Atlético Goiana já estava marcada para esta data (6/10). O Santa confirmou que iria para o jogo no sábado, não foi e isso mostrou a falta de compromisso dos atletas com o clube. Precisam entender que estão diante de um campeonato oficial, e não de várzea”, desabafou o mandatário.

E AÍ SABIA?

Pra quem não sabe W.O é a sigla da palavra walkover que em inglês significa ‘vitória fácil’.

 

 

Compartilhe:
Matheus Silva

Jornalista com vasta experiência em coberturas esportivas, apaixonado por Futsal e atualmente Editor do Info Futsal.