Nesta segunda-feira, 25 de julho, comemora-se 45 anos de fundação da Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), o primeiro órgão criado especialmente para comandar o futsal no mundo. A Fifusa foi fundada em São Paulo após uma iniciativa da Confederação Sul-americana de Futebol de Salão (criada dois anos antes) e da Confederação Brasileira de Deportes.
A influência brasileira na modalidade sempre foi muito forte, tanto que dos 4 presidentes da Fifusa três foram brasileiros. João Havelange foi o primeiro presidente do conselho executivo, ficou de 1971 a 1975 no cargo. A entidade organizou três mundiais de futsal, com o Brasil vencendo os dois primeiros (1982 e 85). Com o sucesso dos mundiais a Fifa entrou na briga para administrar a modalidade e aos poucos foi tirando forças da Fifufsa.
O Brasil, até então bicampeão do mundo, se desligou da Fifusa no dia dois de maio de 1990 com o aval das 26 federações filiadas à Confederação Brasileira de Futsal (CBFS)e, desde então, passou a adotar as novas regras de jogo adotada pela Fifa . Em 1988 o Paraguai venceu a última Copa do Mundo da Fifusa. Em 1989, com a Fifa já no comando, os brasileiros ficaram com o título mundial que foi disputado na Holanda. A partir de 1992 as Copas do Mundo de Futsal da Fifa passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos, seguindo o mesmo modelo adotado para o futebol.
Quanto a Fifusa ela foi perdendo força aos poucos por conta do desligamento de vários países. Segundo informações outras entidades foram criadas, algumas até viraram parceira da Fifa, mas por pouco tempo, e não conseguiram se manter. A Fifa continua como ‘dona’ absoluta do futebol de salão.
Presidentes da Fifusa
João Havelange – 1971 a 1975
Waldir Nogueira Cardoso – 1975 a 1980
Januário D’Aléssio – 1980 a 1989
Antonio Alberca Garcia – 1989 a 2004.